Colégio Érico Verissímo é o grande campeão do Desafio HackaTchê 2024

Equipes vencedoras apresentaram soluções para problemas reais das comunidades em que vivem

Foto: Cainan Silva / Ascom Seduc / OA

Foto: Cainan Silva/Ascom Seduc

Aconteceu na quinta-feira (28), a grande final do Desafio HackaTchê 2024, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) que fez parte da programação da Expo Favela RS, feira de negócios e de empreendedorismo social que reúne investidores com iniciativas criadas nas periferias.

A campeã deste ano foi a equipe Bem Cuidado, do Colégio Estadual Érico Veríssimo. O grupo, composto pelas estudantes Caroline Strohr Colares, Ana Luiza Barnaske Lima e Nathale Oliveira Silva, com supervisão da professora Anelise Thiesen.

A disputa do HackaTchê envolveu cinco projetos de estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual, que mostraram seus trabalhos de inovação tecnológica depois de uma maratona de três dias de imersão com workshops e mentorias. No palco 360, na PUCRS, a estrutura foi montada para os participantes finalistas.

As propostas dos estudantes apresentaram soluções para problemas reais das comunidades em que eles vivem. Para isso, tiveram que usar ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sistemas ou serviços digitais. Da mesma forma, os projetos deviam abordar ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os finalistas foram avaliados por uma banca examinadora, formada por representantes da Seduc e por profissionais da área de tecnologia e inovação.

As escolas escolhidas para a competição estão localizadas nos territórios abrangidos pelo RS Seguro COMunidade. O programa do governo do Estado busca desenvolver regiões que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, transformando a realidade local por meio de políticas sociais construídas em conjunto com os moradores.

Bem cuidado

A grande vencedora alvoradense, a equipe Bem Cuidado, criou um aplicativo para famílias que facilita a busca de cuidadores ou de serviços educacionais. O projeto também procura dar visibilidade a pequenos e grandes empreendedores da educação, mostrando opções confiáveis e personalizadas para cada usuário.

Em segundo lugar, ficou o grupo InforMEI, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, de Canoas. E em terceiro lugar, ficou a equipe Irmandade Conectada, da EEEM Otávio Rocha, de Porto Alegre. Duas outras equipes vieram da mesma escola – a EEEM São Francisco de Assis, também de Canoas.

Prêmios

A segunda edição do Desafio HackaTchê premiou o primeiro lugar, a equipe Bem Cuidado, com uma viagem para conhecer a sede da Google, na Califórnia (EUA), incluindo cobertura de transporte, hospedagem e alimentação.

O segundo lugar, que ficou com a equipe InforMEI, também ganhou transporte, hospedagem e alimentação para visitar a sede nacional da Google em São Paulo.

Por fim, no terceiro lugar, a equipe Irmandade Conectada recebeu ingressos, transporte e alimentação para os três dias do South Summit Brasil 2025, programado para ocorrer de 9 a 11 de abril em Porto Alegre.

Expo Favela

A Expo Favela é um evento organizado pela sociedade Favela Holding, com apoio da Central Única de Favelas (Cufa), que tem como objetivo garantir visibilidade às iniciativas que nasceram em comunidades periféricas.

Expositores dos mais diversos segmentos apresentam suas criações em um ambiente que favorece a geração de novas oportunidades de negócios e interações. A programação inclui palestras, workshops, debates, mentorias e shows, além de outras ações realizadas por moradores de favelas de todo o Brasil.

Fonte: Seduc