Como a frente fria vai mudar o tempo

MetSul Meteorologia faz análise dos resultados da chegada de frente fria

Foto: Nicolas Ruiz / Pixlr / Arquivo / OA

Uma frente fria vai provocar uma ruptura no padrão atmosférico que prevaleceu nas últimas semanas no Sul e no Sudeste do Brasil com chuva escassa e temperatura muito acima da média nas duas regiões. A análise é da Metsul Meteorologia.

O sistema frontal chega ao Rio Grande do Sul no final do sábado e avança pelo Estado no domingo. Haverá, na prática, o rompimento do padrão de bloqueio atmosférico que manteve o predomínio de ar quente com elevada subsidência (movimento descendente do ar na atmosfera) associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul. Foi esse padrão de bloqueio que deslocou a umidade vinda da Amazônia para o Centro da Argentina e suprimiu a ocorrência de chuva na maior parte do Sul e do Sudeste com calor persistente nas últimas várias semanas.

Mudança

A mudança do tempo no Rio Grande do Sul ocorre no fim de semana. A grande diferença de temperatura vai ocorrer de sábado (08) para o domingo (09). Enquanto o sábado terá calor forte a intenso no último dia da onda de calor, o domingo terá marcas amenas ou agradáveis na maior parte do Estado, com exceção de pontos mais ao Norte gaúcho.

Na semana que vem, a temperatura vai estar agradável em diversos dias da semana e faz até um pouco de frio cedo na segunda e na terça, como em cidades do Sul e da Serra, onde a temperatura pode cair a valores ao redor ou inferiores a 10ºC. Mesmo nas tardes da semana que vem que tiverem calor, e haverá dias com máximas ao redor e pouco acima de 30ºC, o calor não deve ser intenso a extremo, com marcas à tarde mais próximas do que se costuma observar no mês de março.

Fonte: Metsul Meteorologia