Como realizar cadastramento para o Auxílio Reconstrução

Formulário on-line está disponível aos alvoradenses atingidos desde sexta-feira

Foto: Prefeitura de Alvorada / Arquivo / OA

A Administração Municipal disponibilizou na sexta-feira (24), o formulário on-line para cadastro no Auxílio Reconstrução das famílias atingidas pelas cheias de maio.

Na terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Assistência Social inicia, na avenida Presidente Getúlio Vargas, 3.060, o atendimento presencial para auxílio e cadastramento das famílias.

O Auxílio Reconstrução é uma ação do Governo Federal no valor de R$ 5.100,00 pago em parcela única às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.

Quem tem direito

Famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas de forma temporária ou definitiva, moradoras de municípios em situação de calamidade ou emergência.

1 – O primeiro passo é o que está acontecendo agora, quando o município envia ao Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo;

2 – A pessoa identificada como responsável pela família (de preferência uma mulher) acessa o sistema, clicando no botão Sou Cidadão, sendo necessário usar a conta GovBr para confirmar os dados.

3 – Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.

4 – As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para os demias será aberta, automaticamente, uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.

Fonte: Prefeitura de Alvorada