Compartilhando experiência na área da educação

Grupo alvoradense esteve com a Smed de Viamão oferecendo conhecimentos na área de formação continuada

257
Foto: Divulgação / OA

Com o objetivo de compartilhar conhecimento na área de formação continuada para professores, um grupo de alvoradenses esteve em Viamão na quarta-feira (18), em reunião na Secretaria Municipal da Educação. O grupo, conduzido por Laura de Andrade, diretora Executiva da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) e do Colégio Êxito, acompanhada de Camila Arbo, presidente da ABESS, de Rodrigo Bobolkta, diretor da Câmara de Vereadores de Alvorada e do vereador Luis Fernando (PSDB) de Viamão, esteve com a secretária Marcia Culau, de Educação.

Na oportunidade Laura falou da parceria da ABESS com a Administração Municipal de Alvorada e também do Projeto de Formação Continuada para Professores, tema de seu Mestrado Profissional em Gestão Educacional.

“Falar sobre educação sempre me encanta e trazer possibilidades inovadoras que desenvolvam a Gestão Socioemocional e motivação dos docentes é ainda mais importante. O professor precisa estar sempre em constante aprimoramento para trabalhar a motivação e as questões socioemocionais dos alunos de acordo com as novas competências da BNCC, e quem neste contexto, trabalha a motivação e as relações socioemocionais dos professores? Nosso trabalho tem esta preocupação, trabalhamos para os professores e os gestores das Instituições e os resultados desse trabalho é evidente desde a primeira abordagem”.

A fala de Laura vai de encontro ao sentimento da secretária com relação ao retorno às aulas que, no entendimento de Marcia, deve acontecer “mas que para muitos é uma dor grande, sendo o trabalho socioemocional com os docentes, muito importante neste momento”.

Em abril a secretária perdeu o marido Jorge Culau, vítima da Covid-19, e traz sua experiência pessoal como orientação para o acolhimento no retorno dos profissionais da Educação. 

“Sabemos que a secretária Marcia é uma pessoa muito comprometida e nossa intenção foi trazer este olhar para este momento em que as pessoas ainda estão se recuperando desta pandemia que tem deixado marcas profundas em todos”.