Sete candidatos participaram do debate na noite de sexta-feira | Foto: Jonathas Costa / OA

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Alvorada nas Eleições 2016 foi marcado por momentos de tensão e confronto. Organizado pelo Olhar TV, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores na noite dessa sexta-feira (24).

Marconi Olguins (PSDB), Nadir Machado (PTB), Jussara Mendes (PSD), Rosseto (PSol), Douglas Martello (DEM), Carlos Drebes (PEN) e Giovana Thiago (PT) participaram de quatro blocos de debate, dois deles marcados pelo confronto direto e troca de farpas.

No primeiro bloco cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para fazer suas considerações iniciais e abordar um tema sorteado. Marconi se apresentou como um ativista das redes sociais dedicado a “esclarecer as pessoas sobre a crise grave nós vivemos a nível nacional”. Ele abordou o tema da segurança pública e garantiu que a união entre as entidades da área será possível “melhorar o estado de calamidade que vivemos”.

Nadir Machado garantiu saber fazer gestão  à frente da Prefeitura. Ela teve que abordar o tema Turismo e afirmou que “a lagoa do Cocão é um ponto muito importante, mas atualmente não se encontra (em condições) de se fazer uma visita”. Jussara Mendes foi a terceira a se apresentar e falou sobre Finanças Públicas, que na sua opinião seria um tema de difícil abordagem quando não se conhece a real situação do município. “O que se sabe é que tudo é multo mal administrado”, assegurou.

O próximo a falar foi Rosseto, que disse estar ali para “denunciar os conchavos políticos que há 50 anos se fazem no município”. Ao comentar sobre a área da Saúde, se dirigiu ao PTB que, na sua opinião, “não pode se colocar como alternativa” uma vez que esteve à frente da área em nove meses do governo Serginho.

Douglas Martello se apresentou como o “candidato para romper o clico político” de Alvorada, que na sua opinião é o mesmo há 51 anos. Na área da Infraestrutura, o candidato disse que quer ser o prefeito que vai “resolver de vez por todas o problema das cheias na Americana”. Ele foi seguido de Carlos Drebes, que garantiu que ser preciso prestar atenção para as necessidades básicas do município, o que, no seu entendimento, “não foi feito pelos demais administradores”.

Encerrou o bloco a candidata Giovana Thiago com um relato sobre sua experiência de vida pública e, ao citar a Educação, disse que “ainda temos uma carência importante na nossa cidade que tem que ser resolvida, principalmente na área da educação infantil”.

Nos blocos seguintes os ânimos se acirraram e houve intensa troca de farpas entre os candidatos, principalmente entre Rosseto, Nadir Machado e Giovana Thiago. Marconi e Jussara também chegaram a lançar indiretas a Rosseto. Os vídeos dos blocos seguintes ainda não foram disponibilizados pela empresa organizadora do evento, mas quando publicados poderão ser acessados neste link.

O próximo debate acontece na segunda-feira (26), organizado pelo Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (Sima). Segundo a entidade, haverá transmissão ao vivo pelo Facebook.

Já na quinta-feira (29), o jornal O Alvoradense promove o último debate dos candidatos a prefeito nestas eleições direto da Escola e Faculdade Luterana São Marcos. Haverá telão no estacionamento da escola (acesso pela rua Tibúrcio de Azevedo) e transmissão ao vivo pelo site do jornal a partir das 21h.

Fonte: O Alvoradense