Consumidores devem conferir se foram alvo de site falso

Clientes em busca de 2ª via da CEEE podem ter sofrido um golpe

Foto: Reprodução / OA

Clientes da CEEE Equatorial que tentaram tirar uma segunda via de suas faturas pela Internet podem ter caído em um golpe. Ao procurar os termos “2ª via CEEE” no buscador Google, o primeiro link da lista era um site falso, clonado por golpistas e idêntico ao da empresa.

Contudo o cliente entrava em uma página falsa, mas com todos os dados constando exatamente como no site oficial. Caso tenha efetuado o pagamento, a pessoa enviou dinheiro, via PIX, para criminosos.

Na última semana a CEEE Equatorial denunciou o crime, que é classificado como estelionato, na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID). Conforme o delegado da DRCID, André Lobo Anicet, ainda não há suspeitos.

Em nota, a empresa diz ter alertado sobre o golpe nas redes sociais e canais oficiais no início de outubro, lembrando que não aceita pagamentos por PIX.

 “A CEEE Grupo Equatorial pede cuidado redobrado ao realizar a busca de ‘2ª via de fatura’ na internet. Orientamos para sua segurança, acessar a agência virtual, sempre, por meio do site. Nesta página, todas as informações de acesso necessárias estão disponíveis e os dados do cliente estão protegidos e seguros”, diz a nota.

Quanto a vazamento de dados de clientes, a CEEE Equatorial garante que não aconteceu e, que neste caso, as próprias vítimas fornecem seus dados aos criminosos ao fazerem login (com CPF e senha) no site falso.

Dicas de proteção

Para evitar golpes online é importante sempre buscar o site oficial das empresas e fique atento ao endereço das páginas web. No caso do golpe com o site falso da CEEE, a URL era “www.ceeeportal-v2.pagedemo.co”, diferente do endereço da Companhia.