Materiais devem garantir o fortalecimento da Rede Lilás na cidade| Foto: Alina Souza/Palácio Piratini / Divulgação / OA

A Secretaria Estadual de Politicas Públicas para Mulheres (SPM) entregou nesta terça-feira (29) para representantes de Alvorada e Viamão mobiliário e equipamentos de informática para equipar os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). As ferramentas servirão para o fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). A solenidade de entrea aconteceu ontem no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

As ações se intensificaram através da Rede Lilás, que disponibiliza estrutura técnica e material para o desenvolvimento de atividades de implantação, implementação, expansão e aperfeiçoamento de políticas para as mulheres. Com isso, se fortalecem as políticas de promoção à cidadania e efetivação dos direitos e as políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado. O repasse dos materiais faz parte de um convênio com a SPM Nacional, com investimento de aproximadamente R$ 22 mil para cada kit.

Em Alvorada, a Coordenadoria Municipal de Política para as Mulheres é ligada à Secretaria de Direitos Humanos. Entre os materiais recebidos para o fortalecimento da OPM da cidade estão: uma câmera fotográfica, computadores, uma tv,um DVD e um projetor multimídia além de mobiliário para escritório como cadeiras, mesas e arquivos.

Outros trinta municipios devem receber os kits do Governo Estadual. De acordo com a avaliação da “de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão a entrega dos equipamentos serve como opção de fortalecimento da Rede Lilás.
“Esta é uma oportunidade para fortalecermos as políticas pelas mulheres no Rio Grande do Sul. Só com o auxílio de todos poderemos acabar com o machismo, portanto, além da entrega, esse ato é simbólico pela nossa união por igualdade e contra a violência de gênero”, diz a secretária.”, explicou.

Um dos marcos da ampliação da Rede Lilás em Alvorada foi a instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, no dia 08 de março deste ano, e o início dos trabalhos da Patrulha Maria da Penha na cidade.

Fonte: O Alvoradense