A Corsan está executando uma série de ações para melhorar a disponibilidade hídrica nas captações localizadas no rio Gravataí e, assim, garantir o abastecimento de água para mais de 750 mil pessoas de Alvorada, Gravataí e Viamão.
Entre as principais iniciativas estão:
• Elaboração de plano de ação para combate à estiagem 2022/2023 em conjunto com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e com o Departamento de Recursos Hídricos do Estado (DRHS/Sema);
• Proposta de desassoreamento de canais para melhorar o escoamento da água do Banhado dos Pachecos, na localidade de Águas Claras, em Viamão, onde há grande reserva hídrica que reforçará o volume de água no rio Gravataí (em fase de formalização com o órgão ambiental);
• Microbarramento para elevação de nível do rio Gravataí, devido à baixa vazão de água causada pela estiagem (concluído);
• Estudo para aquisição de açudes e barragens particulares com disponibilidade e qualidade hídrica adequadas;
• Ações conjuntas entre Corsan, Comitês de Bacias Hidrográficas, órgãos ambientais e patrulhamento ambiental, para definições de alternativas e fiscalizações do uso restrito de água para irrigação nos períodos de escassez hídrica, conforme diretrizes específicas existentes;
• Manutenções e novas perfurações de poços para reforçar as captações de água existentes;
No âmbito da Corsan, as ações são resultado de um esforço conjunto das Diretorias de Operações (DOP) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS), e contam com o apoio dos órgãos já citados. Parte das iniciativas realizadas no rio Gravataí, viabilizadas em decreto estadual (saiba mais abaixo), serão replicadas em outras regiões do Estado afetadas pela estiagem.
Estado de atenção
No dia 10 de janeiro, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial a Ordem de Serviço 1/2023, que estabelece estado de atenção no Rio Grande do Sul durante o período de estiagem. A medida foi tomada com o objetivo principal de garantir o abastecimento da população, tendo em vista a baixa disponibilidade hídrica provocada pela falta de chuva.
O documento prevê que a Corsan deverá acompanhar diariamente o nível dos mananciais que utiliza para identificar de forma antecipada um possível comprometimento do abastecimento. Caso seja preciso alguma ação emergencial, como construção de minibarramentos e reforços nos sistemas de captação, a Companhia fica previamente autorizada a realizar a intervenção, devendo, posteriormente, iniciar os procedimentos de regularização junto aos órgãos competentes. Para conferir a íntegra do decreto, clique aqui.
Uso consciente da água
A Corsan está trabalhando em ações de conscientização da população sobre o uso racional dos recursos hídricos e elaborou material informativo sobre boas práticas e consumo consciente da água. Essas ações estão alinhadas com o Movimento Água 360°, que tem como objetivo ampliar a visão sobre a água e também fazer um convite ao cuidado com esse bem essencial para todos.
Poupar água agora é uma forma de auxiliar a reduzir os impactos no período de estiagem. Por isso, a Corsan orienta que os usuários pratiquem o consumo consciente, adotando atitudes como:
– Tomar banhos curtos;
– Molhar as plantas com regador;
– Não lavar a calçada;
– Não lavar o carro.
Fonte: Corsan