Encerrando a Semana da Consciência Negra, cujo dia nacional é 20 de novembro, acontece o espetáculo Ubuntu Resiste, no domingo 22.

A ideia da apresentação no inédito formato online surgiu da necessidade de seguir com os projetos, ainda que em tempos de pandemia, de quatro jovens artistas negros: a professora, literata e produtora cultura alvoradense Tainã Rosa; a atriz e professora de teatro Hayline Vitória, ganhadora do Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Revelação; o músico Matheu Corrêa e o educador popular Maurício Alves.

O público terá acesso, ao vivo, a um conteúdo afrocentrado, com música, poema, rap e cenas dramáticas dirigidas coletivamente e repletas de reflexão sobre ancestralidade, racismo e empoderamento.

Outra novidade é que, ao final da apresentação, os espectadores poderão participar de um bate-papo mediado por Tainã Rosa, com a participação dos integrantes do grupo.

Foram três meses de ensaios e a dinâmica é possível graças a um anfitrião cênico, Vitor Porphirio que realiza os cortes e realiza parte da produção.

O espetáculo acontece online, no domingo (22) a partir das 19hs. Ingressos a preços acessíveis, estão disponíveis no Sympla.

A Cor da Voz

Outro projeto sob a responsabilidade de Tainã é A Cor da Voz, um podcast negro que discute experiências de vida, arte e conceitos vinculados aos debates raciais.

Este conta com o apoio da UFRGS e já tem ouvintes em todo o Brasil, EUA, Alemanha e Singapura.