Devem ser concluídos nesta sexta-feira (17) os trabalhos de restauração no acostamento da ERS 118, sendo a primeira parte do trabalho entre os quilômetros 22 e 27; da saída de Alvorada ao acesso à Freeway.
Esta obras do Departamento Autônomo do Estradas de Rodagem (Daer) deve possibilitar que o acostamento possa ser usado como uma segunda faixa de rolagem, pois esta é a principal alternativa para deslocamento de motoristas na Região Metropolitana.
Durante o fim de semana, outros serviços serão realizados a partir do quilômetro 28. Após a finalização, é esperado que diminua a lentidão na região.
Nos últimos dias houve outros reparos na via, como no entroncamento com a RS-040, que se encontrava com o asfalto bastante danificado.
CRBM
Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o movimento na ERS 118 triplicou nas últimas duas semanas. Para amenizar o problema o órgão emitiu recomendação visando diminuir os congestionamentos e facilitar o tráfego de caminhões que vêm de outros estados. A orientação aos veículos de carga que usam sobretudo a BR-101, via Litoral Norte, é que acessem a RSC-101 em Osório, em direção a Capivari do Sul, e depois a ERS 040, em direção a Viamão. Segundo o Comando Rodoviário, o trajeto representa uma economia de um quilômetro.
Caminhões com menos de 4m20cm de altura e que transportam alimentos, combustíveis, medicamentos ou de emergência também podem seguir pela Freeway ingressando na Capital pelo corredor criado via Castelo Branco. Veículos de carga que se enquadrem nesses quesitos e transitam pela ERS 020 também podem ingressar em Porto Alegre via Cachoeirinha.