Defensoria quer criação de abrigo para mulheres em Alvorada

Público feminino deve ter espaço exclusivo em, pelo menos, quatro municípios

Foto: Cesar Lopes / PMPA / Divulgação / OA

Após relatos de abusos sofridos por mulheres que estão desabrigadas em razão das chuvas e enchentes de maio, a Defensoria Pública do Estado promove reuniões para a organização de abrigos exclusivos para o público feminino. Estão previsto estes espaços, até o momento, em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre.

No município já existe um espaço exclusivo para mulheres e crianças, com capacidade para 100 pessoas; iniciativa da influenciadora Isadora Steinke e de Tato Ferrari, proprietário da “BDG Arena”, que passou a acolher as vítimas das cheias em 07 de maio, batizado de “Coração de Mãe”.

Paula Britto Granetto, defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), está acompanhando as reuniões do Centro Estadual de Referência da Mulher sobre a situação das denúncias e as medidas a serem adotadas. O Nudem também está verificando as ações de proteção às mulheres abrigadas. De acordo com Paula, a proteção das mulheres em vulnerabilidade é fundamental e a atuação da DPE/RS nesses locais será não apenas de forma jurídica, mas com a escuta ativa das vítimas.

Além da Defensoria Pública, estão acompanhando a situação representantes da sociedade civil a partir das entidades Emancipa Mulher, Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD) e Departamentos Estadual e Municipal de Porto Alegre de políticas para mulheres.

Fonte: DPE/RS