Uma ação ocorrida na noite de sexta-feira (12) apreendeu cerca de 600 quilos de maconha em um sítio localizado no bairro Estância Grande, área rural do município.
De acordo com o delegado Gabriel Borges, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) a investigação que resultou nesta ação durou cerca de 30 dias e localizou este depósito de drogas de uma organização criminosa com sede na Zona Leste de Porto Alegre.
O produto tinha origem no Paraguai e que seria distribuído em pontos de tráfico da Região Metropolitana. Durante o monitoramento, os agentes da Polícia Civil abordaram um caminhão que saiu da propriedade e no seu interior localizaram mais de 100 quilos de maconha. O motorista foi preso em flagrante, encaminhado à Justiça, e o caminhão apreendido.
No sítio os policiais foram recebidos a tiros por um suspeito, que fugiu em direção a um matagal e não foi localizado; contudo ele deixou pacotes da droga na rota de fuga.
Em uma das casas do sítio foram encontradas porções de maconha e prensas hidráulicas; com o apoio dos cães do Denarca, foram encontrados mais pacotes de drogas, enterrados no pátio da propriedade, ultrapassando, no total, 600 quilos de maconha, avaliados em cerca de R$ 3 milhões.
Esta ação, de acordo com o delegado Borges, integrou a estratégia de descapitalizar o grupo criminoso e de retirar de circulação grandes quantidades de entorpecentes.