Após três dias de reuniões e agendas em Brasília, a deputada Estadual Stela Farias (PT) anunciou a liberação de investimentos do Governo Federal para Alvorada e Região Metropolitana de Porto Alegre. O principal deles é a construção do sistema de proteção às cheias, que inclui o projeto denominado Arroio Feijó.
Após a cheia histórica de maio, o Governo Federal anunciou a criação de um fundo de R$ 6,5 bilhões para financiar as obras dos diques, incluindo o de Alvorada. A inclusão da obra de proteção para a cidade foi possível graças à existência dos estudos de impacto social e ambiental, além dos anteprojetos realizados com recursos conquistados pelo mandato de Stela, em 2013, junto ao Governo da então presidente Dilma.
Em visita ao ministro Paulo Pimenta, este reafirmou o compromisso de publicar, ainda em dezembro, a Medida Provisória que instituirá o fundo, bem como as regulamentações necessárias para viabilizar os investimentos nas obras.
No Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Stela tratou da agilização e da ampliação de Cozinhas Solidárias na Região Metropolitana com o Secretário Executivo, Gustavo Alves de Souza. “Em Alvorada, graças ao apoio do Governo Lula, já contamos com diversas cozinhas solidárias e comunitárias, que desempenham um trabalho essencial em nossa cidade”, destacu a deputada.
Stela esteve reunida também com o diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, Joel Santana, para discutir projetos para a recuperação e preservação da memória e da história de Alvorada e com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, levando as demandas essenciais das aldeias indígenas de Viamão. “Saímos confiantes com a garantia de que o processo de regularização das áreas como a da extinta Fepagro e da construção de moradias está avançando junto ao Governo” adiantou.
A deputada esteve reunida, ainda, com o secretário da Casa Civil da Presidência da República, Maurício Muniz, para tratar da liberação dos recursos do PAC Seleções em Alvorada, que foi contemplada com a construção de uma nova UBS, um CAPS 2, uma Escola de Educação Infantil, uma Escola de Tempo Integral e um CEU das Artes.
Fonte: PT Assembleia RS