Um dos acessos à Alvorada e também importante demandas de infraestrutura rodoviária na Região Metropolitana de Porto Alegre, a estrada Caminho do Meio e sua duplicação foram pautas de encontro entre o deputado Adão Pretto Filho (PT), com o secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. A reunião aconteceu na terça-feira (28) e contou com representantes da política e comunidade viamonense.
A duplicação do Caminho do Meio, que liga Porto Alegre, Alvorada e Viamão, é uma reivindicação antiga da comunidade local, para garantir segurança aos motoristas e pedestres. A causa foi uma das principais bandeiras erguidas pelos mandatos de Adão Pretto e Guto Lopes como vereadores de Viamão. Além de possuir desníveis e buracos, a via não tem sinalização adequada, nem acostamento, o que gera constantes engarrafamentos e acidentes.
“A duplicação do Caminho do Meio é uma demanda antiga, que já teve recursos disponíveis, inclusive da época do governo Dilma Rousseff através do PAC, mas na ocasião os municípios não apresentaram o projeto. É uma pauta que envolve os governos Estadual e Federal e os municípios, que têm que apresentar o projeto de engenharia”, destaca Adão Pretto, que nesta quarta-feira (1º) está em Brasília em busca de garantia para que a obra retorne às prioridades do governo.
A respeito da duplicação do Caminho do Meio, o secretário Costella reforçou que a estrada é essencial para a região e que a Metroplan está fazendo estudos sobre os custos da obra. Informou ainda que representantes do governo Leite já participaram de reunião com integrantes do governo Lula, ocasião em que foram apontadas as obras consideradas essenciais e prioritárias para o Rio Grande do Sul, entre elas a do Caminho do Meio.