A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha e apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação Orfila I nesta quinta-feira (10), para investigar associação criminosa responsável pelo tráfico de drogas na região. A ação, que contou com a atuação de 70 policiais civis, tem caráter permanente.
Foram cumpridas 15 ordens judiciais, incluindo 11 mandados de busca, dois de prisão preventiva e dois de prisão temporária nas cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Sapiranga. Pelo menos 12 pessoas foram presas e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, porte ilegal de arma de fogo, entre outros. Todos os suspeitos possuem diversos antecedentes policiais, tais como tráfico de entorpecentes, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo com uso de arma de fogo, entre outros.
A investigação, coordenada pela delegada Milena Simioli, teve como alvos os responsáveis pelo tráfico e seus “funcionários”, que atuam no comércio de entorpecentes e armas de fogo e são integrantes de facção criminosa conhecida em âmbito estadual com atuação no município.
Dentre os materiais apreendidos durante as diligências estão um fuzil T4, com centenas de munições, uma pistola, mais de R$ 39 mil, maconha, cocaína, balança de precisão, um pé de maconha, jaquetas subtraídas em uma investigação de roubo a residência, pinos para venda de cocaína e entre outros objetos pertinentes à investigação.
Fonte: Polícia Civil RS