Desfile ocorre na noite do dia 19 de setembro há dois anos | Foto: Ricardo Stricher / PMPA / OA

Um dos eventos mais importantes e esperados pelo público na Semana Farroupilha, o desfile temático – realizado em 19 de setembro na avenida Beira Rio, em Porto Alegre – foi cancelado este ano por falta de recursos.

De acordo com o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Giovani Osório Tubino, a verba da Prefeitura da Capital que é destinada aos festejos está comprometida com o Acampamento Farroupilha.

Segundo o órgão, se o montante fosse dividido, o acampamento teria que ser reduzido e o evento não teria a mesma qualidade dos anos anteriores.

O desfile temático ocorre há 13 anos em Porto Alegre, mas passou a acontecer na noite de 19 de setembro há dois anos, sob responsabilidade da Prefeitura e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na manhã de 20 de setembro, é realizado a parada tradicional, promovida pelo governo do Estado.

Para que os dois eventos ocorram, são necessários R$ 1,1 milhão arrecadados com patrocinadores. Em 2014, os organizadores conseguiram R$ 500 mil até o momento. Com o valor obtido, será possível fazer somente o desfile em 20 de setembro.

Tubino informou que um dos fatores que podem ter contribuído para a baixa arrecadação para o desfile temático é o investimento em propaganda na Copa do Mundo. Com a proximidade da data, o coordenador afirmou que não há mais tempo hábil para a confecção dos carros alegóricos. Por isso, o desfile temático será incorporado ao tradicional, em 20 de setembro, sem a utilização dos carros.

Fonte: Correio do Povo