Detran faz mapeamento de acidentes de trânsito nos municípios gaúchos

Alvorada consta do levantamento inédito do Departamento de Trânsito

187
Foto: Save / Arquivo / OA

Durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, o Detran RS está divulgando os dados de um levantamento inédito que inclui, pela primeira vez, os acidentes de trânsito com lesão corporal e com danos materiais, além de acidentes fatais, que já eram analisados. A base de dados é o Sistema Consultas Integradas, da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Estes dados deverão servir de base para as ações das Prefeituras gaúchas atuarem com mais precisão nos problemas específicos de cada localidade.

Foram realizados estudos dos 34 municípios, inclusive em Alvorada, do programa RS Seguro do Governo do Estado e outros 16 com alto índice de acidentalidade, totalizando 50.

Os diagnósticos individualizados dos 50 municípios foram encaminhados às secretarias de trânsito das Prefeituras, oferecendo assessoria para a avaliação dos dados e desenvolvimento de intervenções de engenharia, educação ou fiscalização. No caso de Alvorada, as informações foram passadas à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que ainda não divulgou os números.

Os municípios podem também solicitar ao DetranRS e à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a inclusão no programa Vida no Trânsito, iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. O programa, que analisa minuciosamente a acidentalidade nas localidades e propõe soluções específicas, trouxe resultados em Porto Alegre e deve ser estendido para outros municípios do Estado.

Semana de Trânsito

Este ano o tema é “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”, propondo reflexão sobre a responsabilidade de cada um para tornar o trânsito mais seguro para todos.

Em todo o País acontecem ações realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas, pedestres… ou seja, todos os envolvidos.

Fonte: Detran / RS