Estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta quarta-feira aponta redução nos indices de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre no último mês. O índice de População Economicamente Ativa (PEA) passou de 7,2% para 7%.

Segundo o estudo, a taxa aberta passou de 6,1% para 5,9%, e a taxa de desemprego oculto permaneceu estável em 1,1%.  O contingente de desempregados no mês passado foi estimado em 147 mil pessoas, 3 mil a menos do que no anterior. Esse resultado deveu-se ao aumento do nível ocupacional (mais 18 mil ocupados), superior ao ingresso de indivíduos no mercado de trabalho (mais 15 mil pessoas). A taxa de participação no período passou de 57,3% para 57,6%.

No mês de julho o nivel ocupacional na região apresentou aumento de 0,9% com um total de ocupados estimado em 1.957 mil indivíduos, 18 mil pessoas a mais do que no mês anterior. O estudo constatou um crescimento do nível ocupacional nos serviços de 1,4% com 15 mil ocupados; indústria de transformação (1,2%), mais 4 mil ocupados; e na construção civil (2,2%), cujo incremento foi de 3 mil.

Houve crescimento também nos índices dos empregos assalariados 1,5%, aumento de 21 mil empregos. O setor privado apresentou um índice de elevação de 18 mil pessoas empregados (1,8%).

 

Fonte: O Alvoradense