Uma capacitação em primeiros socorros, referente à Lei Lucas*, aconteceu nesta quarta-feira (12), resultado de parceria entre as Secretarias Municipais da Educação (Smed) e da Saúde (SMS). A atividade integra as ações de abertura do ano letivo e envolveu diretores das 33 instituições de ensino da rede municipal. O principal objetivo foi promover maior segurança aos estudantes e profissionais.
O secretário da Saúde, Jacson Renato, presente ao evento, afirmou que as qualificações devem acontecer periodicamente nas escolas, abordando as principais necessidades de cada uma delas. Também participou do evento o secretário da Educação, Italo Mainieri.
Além da parte teórica, o encontro envolveu exercícios como a desobstrução de vias aéreas, a posição lateral de segurança e a atuação em caso de uma parada cardiorrespiratória. O curso foi ministrado pela diretora do SAMU, Sabrina Lacerda.
Lei Lucas*
Criada para garantir que escolas e estabelecimentos de recreação infantil estejam prontos para agir em emergências, a Lei Lucas (Federal nº 13.722/2018) surgiu depois de um trágico acidente Lucas Begalli Zamora. A criança de 10 anos engasgou-se com um lanche durante um passeio escolar e morreu por não ter sido socorrida a tempo.
De acordo com a norma, é obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de instituições educacionais, sejam elas públicas ou privadas, para atendimento em momentos críticos.
A regra exige que o treinamento seja adaptado à natureza e à faixa etária do público atendido, pois isso garante que os profissionais estejam preparados para lidar com as necessidades específicas de cada grupo. Além disso, a normativa exige que os estabelecimentos possuam kits de primeiros socorros.
Fonte: Prefeitura de Alvorada