A diretora executiva da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) Laura de Andrade e o médico Rafael Lima, presidente da entidade, reuniram-se, na tarde de quarta-feira (04) com o prefeito eleito Douglas Martello, vice-prefeito Valmor Freitas, secretários da Saúde, Jacson Renato, e Geral Governo, Cristiano Oliveira, além de membros da equipe de transição do Prefeito.
Na oportunidade Martello falou da importância da instituição para o município, atendendo, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), cerca de 900 crianças nas quatro escolas conveniadas; perto de mil estudantes no Colégio Êxito e promovendo a educação inclusiva no Programa Acolher Incluir Alvorada, que recebe mais de 1.200 estudantes nas 32 escolas municipais. Lembrando que a ABESS gera mais de 500 empregos diretos, priorizando 99% de seus funcionários moradores de Alvorada.
O encontro, de cerca de três horas de conversa, serviu para o que prefeito Douglas e os próximos secretários municipais trocassem ideias e sugestões para melhoria e qualidade no atendimento à população.
Entre as pautas abordadas: melhoria do Programa de Inclusão para escolas; qualificação dos agentes de educação inclusiva da ABESS e os da Prefeitura, que poderão ser inseridos em um projeto de qualificação; trabalho conjunto com as Secretarias Municipais da Educação, Saúde e Assistência Social; atuação e importância das escolas conveniadas para o município e o pedido de melhoria dos valores repassados.
Laura avaliou o encontro: “Eu estava em uma expectativa muito grande para este momento e superou em todos os aspectos. Primeiro a escuta e o respeito do prefeito e equipe pela nossa história em Alvorada, demonstrando a importância que temos para educação e agora para a saúde também. Outra questão que me senti muito feliz é o entendimento de que a Secretaria da Educação, da Saúde e Assistência Social precisam atuar juntas, ficou muito claro que é isso que vai acontecer e, pela primeira vez, ouvi o que sempre defendi: que política pública de verdade só existe com esses três pilares juntos e não com cada secretário trabalhando desconectados. Fiquei feliz também em conversar com pessoas que sabiam do que estava falando, ou seja, qualidade técnica, mas ao mesmo tempo com a humildade de ouvir para que as experiências sejam convergentes para o melhor atendimento da população. Eu me coloquei à disposição para contribuir no que for preciso com minha expertise em tudo que precisarem”.
CAS Teacolhe
Por fim, Laura de Andrade informou que, nos próximos dias, deverá inaugurar a Clínica CAS Teacolhe. O evento contará com a presença da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann; Douglas Martello e sua equipe foram convidados.