Divulgado calendário para a volta às aulas presenciais na rede estadual

Município publicou decreto autorizando retorno, na quarta-feira

Foto: Reprodução / Arquivo / OA

Com a publicação do Decreto 55.856, que mudou o modelo de Distanciamento Controlado e adotou bandeira vermelha em todo o Estado, é possível a retomada das aulas presenciais em todos os níveis e modalidades de ensino.

Em Alvorada, muitas das escolas particulares estão voltando, principalmente as de Educação Infantil (creches e escolinhas), sendo que a maioria abre as portas aos alunos a partir da próxima segunda-feira (3 de maio).

O prefeito Arno Appolo assinou o Decreto n.73 autorizando “a retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino que especifica”, contudo a Secretaria Municipal da Educação (Smed) não divulgou calendário de atividades para os próximos dias. A decisão deve ser tomada após reunião entre as Secretarias da Educação e Saúde.

Em Live realizada na tarde desta quinta-feira (29), a secretária Neuza Machado Teixeira, da Educação, afirmou que as escolas municipais não retomarão as aulas presenciais em Alvorada.

Estaduais

Na rede pública estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) confirma aulas no modelo híbrido, ou seja, os estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também atividades remotas.

A carga horária diária para o Ensino Fundamental será de três horas presenciais e uma remota. Já no Ensino Médio, três horas presenciais e duas horas remotas.

As equipes diretivas das escolas estão recebendo professores e servidores para o encaminhamento do retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.

O retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração. Confira:

• Até 30/4 – organização das escolas;

• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;

• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;

• 7/5 – anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);

• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio;

• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio e

• 13/5 – ensino técnico e Curso Normal.

As escolas que possuam somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas de educação profissional e escolas especiais:

• 3 e 4/5 – organização das escolas e

• 5/5 – aulas presenciais.