A vacinação contra Covid-19 de crianças entre seis e 11 anos com Coronavac começa na quarta-feira (26) em todos os municípios do Estado que tenham doses estocadas e isto inclui Alvorada.
A decisão da Secretaria Estadual da Saúde (SES) definiu a aplicação para o público de seis a 17 anos , dando prioridade para a faixa etária de seis a 11 anos e, excepcionalmente, adolescentes de 12 a 17 anos, em caso de disponibilidade do imunizante.
O Ministério da Saúde incluiu o imunizante para esta faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) na sexta-feira (21). A partir daí a SES avaliou estoques das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e iniciou o balanço com os municípios para ter o diagnóstico completo do quantitativo de doses à disposição em cada um.
A SES tem 83,3 mil doses de Coronavac na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
Para ampliar a oferta, a SES aguarda nova remessa do Ministério da Saúde, que tem seis milhões de doses disponíveis no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, em Guarulhos (SP).
Sem comorbidades
Segundo nota técnica do Ministério, o imunizante Coronavac não deve ser aplicado em imunocomprometidos. Para os demais públicos da faixa etária, a dose aprovada da vacina, produzida a partir do vírus inativado, é a mesma usada para adultos, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda aplicação.
Alvorada
Neusa Abruzi, secretária Municipal da Saúde informou que os casos de Covid-19 tem crescido muito no município, contudo o número de internações e mortes não corresponde a esta realidade. “Por isso é importante que as pessoas se vacinem, completem seu esquema vacinal e que os pais levem seus filhos para se imunizar”.
Ainda de acordo com a secretária, o número de crianças que procuram as UBSs e o Centro de Vacinação é bem inferior ao esperado. “Gostaríamos que um grande número de alunos estivesse imunizado no retorno às aulas”, declarou Abruzzi.