Está publicado o edital 001/2023, para processo de escolha dos Conselheiros Tutelares de Alvorada. Assinado pela Secretaria Municipal de Administração e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) o documento informa que o período de inscrição para os interessados em participar do processo eletivo de 10 conselheiros, cinco para cada colegiado, tem início em 01 de junho, encerrando em 10 de julho.
Além da inscrição, os candidatos serão submetidos a uma prova antes do processo eleitoral, que este ano acontece em 1º de outubro. A campanha eleitoral dos candidatos inicia em 27 de agosto até 30 de setembro. Após eleitos, os novos conselheiros tutelares passam por curso de formação, assim como também os suplentes.
A votação para o Conselho Tutelar não é obrigatória, mas é exigido o título de eleitor a quem quiser votar. O mandato de quatro anos, até 2028, tem posse marcada para 10 de janeiro de 2024.
Dois Conselhos
Devido à sua população, de mais de 200 mil habitantes, Alvorada conta com dois Conselhos Tutelares, ainda que estejam sediados no mesmo endereço, rua Contabilista Vitor Brum, 87, Centro, ao lado do Fórum de Alvorada. No prédio também funciona o Comdica.