Movimento ainda é tranquilo no cartório, que pede para população não deixar para a última hora | Foto: Jonathas Costa
Movimento ainda é tranquilo no cartório, que pede para população não deixar para a última hora | Foto: Jonathas Costa

Alvorada está entre os quatro municípios do estado que vão utilizar, já na próxima eleição, o processo de reconhecimento biométrico de seus eleitores. Além de Canoas, onde o método já foi aplicado no último pleito, também passam pela mudança as cidades de Viamão, Caxias do Sul e Pelotas.

Para se adaptar ao novo tipo de identificação dos eleitores, o Cartório Eleitoral de Alvorada já conta com equipe reforçada. Em breve estarão instalados 35 pontos de identificação digital onde o eleitor poderá realizar o recadastramento. Ali o cidadão deixa suas digitais, tira uma foto e já sai com o novo título. Para tanto, é preciso comparecer com Carteira de Identidade e comprovante de residência com data máxima de três meses em nome do eleitor. Também o título antigo deve ser entregue, em troca do atualizado.

• ASSINE: Receba a edição impressa do jornal O Alvoradense em casa

Para Avelina Lautert, chefe de cartório, Alvorada ter sido escolhida para compor essa segunda etapa do cadastramento biométrico mostra a importância das duas Zonas Eleitorais da cidade.

O recadastramento iniciou em 11 de agosto e acontece até o dia 16 de março de 2016. Para evitar filas, é importante se antecipar. Até o momento foram atendidos mais de três mil eleitores, o que significa apenas 2% das 141.326 pessoas áptas para votar no município.

Processo é rápido
Munido de carteira de identidade, comprovante de residência e de seu antigo título de eleitor, o alvoradense Paulo Santos esteve no Cartório Eleitoral na tarde da quinta-feira (3) passada. Atendido em poucos minutos, saiu de lá apto a votar em 2016. Surpreso por encontrar o local praticamente vazio, ele fez o recadastramento sem problemas. “Isso aqui foi fácil. Agora o difícil é votar, escolher o candidato certo e depois saber o que ele vai fazer por nós”, criticou. O Cartório Eleitoral de Alvorada fica na rua Viamão, 49, e o atendimento é das 12 às 19 horas, de segunda a sexta.

Fonte: O Alvoradense