Interessados em participar da XVII Semana da Conciliação, que este ano acontece de 7 a 11 de novembro, devem procurar, com antecedência, o tribunal em que tramita o caso. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.
Para este período, estes tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Neste caso são conciliações processuais, quando o caso já está na Justiça.
Mas há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, antes do processo ser instaurado. Aqui o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores. Para isso os interessados devem procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Fórum da cidade.
Como solicitar
Os interessados em incluir os processos na Semana devem informar as Unidades Judiciárias nas quais os processos tramitam, com a maior antecedência possível.
No Rio Grande do Sul, o serviço da conciliação e da mediação pré-processual pode ser acessado tanto por pessoa física como por pessoa jurídica, via web, por intermédio do link: https://wls.tjrs.jus.br/methisweb/pre-atendimento
O serviço também pode ser acessado de forma presencial, conforme a relação de Cejuscs, disponíveis no seguinte link: https://www.tjrs.jus.br/novo/institucional/o-tjrs/conselhos-comissoes-e-comites/nupemec/