Em um país onde alguns líderes de governo negam a ciência e o bom senso, algumas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar e de compreender o processo que envolve a contaminação do coronavírus e como as vacinas atuam no sistema imunológico, não sabem o que é o certo a se fazer. Já ouvi muito a frase: “em quem eu vou acreditar?” Ao que eu respondo: Você não tem que acreditar em ninguém, ciência não é religião, é baseado em fatos comprovados, você precisa pesquisar e desenvolver o senso crítico para saber o que funciona e o que não funciona para combater o vírus, e se ainda assim ficar na dúvida, lembre-se do ditado “Melhor prevenir do que remediar” já que neste caso não há remédio.
Quando a mídia relata o número de mortes diárias causadas pela Covid-19 não se trata de colocar medo na população, é para que vejamos a gravidade da situação. Quando cientistas afirmam que vacina e distanciamento social são as únicas maneiras de combater o vírus, eles estão nos apontando o caminho para sairmos deste caos. Procure pesquisar, se informar em fontes confiáveis, e mudar de opinião quando houver novas evidências, ao contrário do que muitos pensam, não é sinal de fraqueza e sim de inteligência. Os cientistas não são valorizados e ganham muito pouco no Brasil, eles não possuem nenhum interesse econômico em divulgar a ciência.
Juliana Girardi é estudante de biomedicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e embaixadora do Projeto da Saúde Planetária da Universidade de São Paulo (USP)
Natural de Porto Alegre, a jovem é moradora do Porto Verde.