A gestão do triênio 2025-2027 da OAB subseção Alvorada foi empossada pelo presidente da OAB/RS Leonardo Lamachia em 30 de abril. Foi reconduzido à presidência o advogado Gilson D’Ávila Machado e ainda compõem a Ordem alvoradense Paulo Roberto Pessoa de Oliveira (vice-presidente), Ricardo Soares Machado (secretário-geral), Greice Kelly Rodrigues Carlos (secretária-geral adjunta) e Vanessa da Silva Borges (tesoureira), além dos conselheiros da subseção: Amanda Carlesso; Carine Alves da Silva; Carlos Arquimedes Rodrigues; Cinara Medeiros Garcia; Diego de Souza Beretta; Édio Conceição de Oliveira Carneiro; Eduardo Fabiano Patrício Gomes; Juliano Silvano Garcia; Jussana Colovini da Silva; Liane da Silva Oliveira; Miriam da Silva Evaldt; Michel Radames Gonçalves Lopes; Sharon da Silva Moscardini; e Vanessa Armiliato de Barros.
Manifestando-se contra os excessos cometidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lamachia, demonstrou, mais uma vez, repúdio às violações das prerrogativas da advocacia. “A proibição do uso de celulares nas audiências é uma violação aos nossos direitos, às nossas prerrogativas. O que a Suprema Corte desse país está fazendo vai contra os princípios de segurança dos direitos dos cidadãos. Nos manifestarmos contra essas decisões é continuarmos defendendo a credibilidade das instituições jurídicas, a respeitabilidade e a força do Supremo”, reforçou Lamachia.
Direitos das mulheres
Já a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, falou sobre o papel fundamental da Ordem na defesa dos direitos das mulheres. “Nossa instituição tem um compromisso essencial com a conscientização que se faz necessária para as transformações sociais. Por isso, esse ano, todo o foco do programa OAB/RS Vai à Escola é voltado para o combate à violência contra a mulher”, afirmou.
Parceria
O secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Juliano Sampaio, ressaltou a importância do braço assistencial da OAB/RS. “A parceria com a subseção de Alvorada reforça nosso compromisso em oferecer suporte contínuo à advocacia, seja por meio de programas de capacitação, seja com auxílio prático nas mais diversas necessidades. Prezamos sempre pelo bem-estar das advogadas, dos advogados e de seus dependentes, e estamos aqui para fortalecer, apoiar e lutar juntos”, comentou.
Alvorada
Reconduzido ao cargo no comando da subseção, o presidente Gilson D’Ávila Machado reafirmou as prioridades para a gestão. “Reassumo essa presidência com a responsabilidade que o cargo exige, reconhecendo que a OAB é a casa da advocacia e da cidadania. Cada advogada e advogado dessa subseção representa uma parte do que fizemos ao longo do último triênio. Por isso, iremos continuar nosso trabalho para que os próximos três anos sejam ainda mais profícuos, fortalecendo a união da classe, defendendo as prerrogativas e promovendo iniciativas que valorizem todos os colegas da região”, disse.
Presenças
Entre os presentes, destaque para o vice-prefeito e ex-presidente da OAB Alvorada, Valmor de Freitas Júnior (gestões 2016/2018, 2019/2021); os ex-presidentes Engelberto João Rieger (gestões 1989-1990, 1991-1992, 2004-2006, 2007-2009), Antônio Carlos Dihl Duarte (gestão 1993-1994) e Regis Delmar Pithan Felker (gestões 1995-1997, 1998-2000, 2001-2003); o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinhos, vereadores Éder Fraga e Beto Goleiro; a procuradora Geral do município, Kely Eliane da Silva Duarte; a secretária Municipal de Habitação, Cíntia Ribeiro; amigos e familiares dos empossados.