Foto: Reprodução / OA

Um lote de comprimidos de vitamina D, fabricados pela Stem Pharmaceutical Suplementos Alimentares, localizada no Distrito Industrial de Alvorada, está sendo recolhido do mercado.

O Suplemento Alimentar Vitamina D 2.000 UI apresenta alta dosagem no lote 190001, com data de fabricação em setembro 2019, validade até setembro 2021.

Ao menos duas pessoas foram intoxicadas, uma moradora de Porto Alegre de 15 anos, que esteve internada por sete dias, sendo quatro na UTI, e outra jovem de 13 anos.

A família da Capital entrou em contato com a empresa assim que saiu o diagnóstico de superdosagem. Em seguida a Stem passou a contatar com seus clientes e garante que já recolheu cerca de 70% do lote de um total de 1,6 mil frascos repassados ao mercado gaúcho e do Piauí.

No quarta-feira (23), dia em que foi alertada pela família, conforme a assessoria de imprensa, equipes da vigilância sanitária municipal e estadual realizaram uma inspeção no local, que tem 20 anos de atuação no mercado, e também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi avisada.

Comunicado

Em sua página na Internet, a Stem publicou comunicado sobre o caso:

“A Stem Pharmaceutical Suplementos Alimentares Ltda. informa aos consumidores do produto Suplemento Alimentar de Vitamina D em comprimidos 2.000 UI, frascos plásticos com 30 comprimidos revestidos (Produto dispensado da obrigatoriedade de registro, conforme Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 240, de 26 de julho de 2018), que, em 22 de setembro de 2020, foi identificada uma inconformidade na dosagem do ativo vitamina D no Lote 19001, com data de fabricação 09/2019 e validade 09/2021.

Por meio deste comunicado, solicitamos a todos os consumidores suspenderem imediatamente a ingestão do suplemento.

A Stem Pharmaceutical já tomou a iniciativa de recolhimento do produto nos pontos de venda. Além disso, a Stem Pharmaceutical disponibiliza o recolhimento, de forma gratuita, no endereço do consumidor, bem como o ressarcimento do produto.

Serviço de Atendimento ao Consumidor: telefone: (51) 3367-4033; e-mail: sac@stem.com.br

Em seus 20 anos de história, a Stem Pharmaceutical construiu um legado irretocável em relação à qualidade de seus produtos. O episódio atual relativo ao Suplemento de Vitamina D será rigorosamente investigado e gerará novos protocolos de segurança na fabricação dos seus produtos. Desde já, registramos nosso verdadeiro e profundo lamento e pedido de desculpas. Reforçamos o compromisso com a transparência e a gestão pela qualidade de nossos produtos e processos.”