Em torno de 11 mil equipamentos com validade vencida, próxima de expirar ou avariados pelas condições de conservação serão trocados a partir de quinta-feira (10), seguindo recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que determina em cinco anos a vida útil dos hidrômetros.
O trabalho será realizado por técnicos da Ambiental Metrosul, devidamente identificados e a empresa reforça a informação de que as trocas dos medidores são feitas sem custo. Para garantir a segurança da população e a transparência dos trabalhos, os moradores devem cobrar as credenciais dos profissionais, bem como o número do protocolo para a execução do serviço. Dúvidas podem ser esclarecidas no canal de atendimento da Corsan 0800 646 6444.
As substituições têm o objetivo de garantir maior precisão nos equipamentos e a projeção é de que sejam quatro mil substituições em Alvorada, principalmente nos bairros Americana, Bela Vista, Esplanada, Formoza, Jardim Algarve, Jardim Alvorada, Jardim Aparecida, Jardim Porto Alegre, Maria Regina, Maringá, Piratini e Vila Elsa.
Em Viamão, serão sete mil trocas. Em 2021, aproximadamente 27 mil hidrômetros foram substituídos nesses municípios.