Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus mudou práticas comuns do dia-a-dia. Receber uma encomenda, por exemplo, requer mais atenção com as embalagens, limpeza de superfícies e higienização dos itens e das mãos.

Para quem mora em condomínios, é recomendado a aplicação de regras de convivência como a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes comuns e a proibição da entrada de entregadores sem equipamentos de proteção individual no ambiente interno dos prédios.

Já para os moradores de residência, especialistas recomendam que as entregas sejam realizadas no portão, sem contato físico entre quem recebe e quem entrega.

A higienização dos pacotes, como sacolas e caixas, também é aconselhado. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o vírus pode durar até três horas suspenso no ar em ambientes fechados, até 24 horas em superfícies de papel ou papelão e de 2 a 3 dias no aço inox ou plástico.

Por isso, mesmo nos produtos é recomendável a higienização com água e sabão, tão eficaz quanto na limpeza das mãos. Sempre que possível, as embalagens devem ser descartadas.