Equipe de vôlei sentado participa das Paralimpíadas Escolares

Entre os atletas da seleção gaúcha, está um representante de Alvorada

Foto: Arquivo Pessoal / OA

As Paralimpíadas Escolares teve sua primeira edição em 2009, sendo o maior evento mundial para crianças e adolescentes com deficiência em idade escolar. Este ano o evento acontece em São Paulo, de 27 a 29 de novembro.

Entre os 97 atletas que representam o Rio Grande do Sul em diversas modalidades, está o alvoradense Antônio Gardel Chagas Junior, membro da Seleção Gaúcha de Vôlei Sentado, que conta ainda com os atletas Augusto César Rambo Michels, João Pedro Cristóvão Camargo, Taís da Costa Silva, Thaylise Yasmin Nunes Pinto e Willyan Gabriel de Souza da Silva. A equipe conta com os técnicos Ingo Stumm Junior e Sandro da Silva Viegas.

A equipe, que fez seu último treino em solo gaúcho no final de semana, na quadra do Campus Alvorada do Instituto Federal do RS, já está em São Paulo e conheceu o Centro de Treinamento Paralímpico, onde acontecem os jogos.

Legado

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas pela competição como os velocistas Alan Fonteles, ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47) e bicampeão paralímpico; o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.