Escola Mário Quintana é a vencedora do Desafio Hackatchê na ExpoFavela RS

Evento ressaltou a representatividade e o protagonismo dos estudantes da rede estadual

Foto: Rodrigo Peixoto / Ascom Seduc / OA

A equipe do Caic Mário Quintana, com o aplicativo bancário Umbun.tu, foi vencedora do desafio Hackatchê, evento promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) durante a ExpoFavela RS, que buscou estimular a inovação e o protagonismo juvenil nos jovens da rede estadual.

O resultado foi divulgado na tarde de sábado (02) no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. O projeto vencedor é focado em facilitar pagamentos de contas, créditos para abertura de negócios, entre outros benefícios para moradores e microempreendedores da região.

Após dois dias de imersão, pré-pitch com mentores e trabalho de melhorias, os alunos apresentaram os seus pitchs para o júri formado pela secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, e o representante da Associação Gaúcha de Startups, Alexandre Caputo.

Entre os critérios de avaliação estavam a inovação do produto, seu impacto social, representatividade e protagonismo. Para Stefanie, o evento mostrou a força e o engajamento social dos jovens com as suas comunidades. “Foi um primeiro passo para próximos palcos e novos desafios. Vocês todos já são vencedores e já merecem estar nesse palco, com esse público maravilhoso”, destacou.

O grupo vencedor, da Mário Quintana, é formado pelos estudantes Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos, Jamylle Jicaro dos Santos, Kheila Cristhine Rodrigues da Rocha dos Santos e Naiara Raiana Soares de Souza e pela professora Daniela Alves da Silva. Como premiação, eles receberam ingressos gratuitos, transporte e alimentação para a edição de 2024 do South Summit Brasil, que ocorrerá de 20 a 22 de março em Porto Alegre, e mentoria de negócios e de carreira com a PMR, uma empresa de advocacia de direito empresarial que atua com startups. A mentoria será focada no apoio para o negócio sair do papel, com foco na viabilidade de mercado e formalização.

A segunda colocação foi para a equipe Transcentrados, da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis de Canoas, e em terceiro lugar, ficou o grupo Fala Aí, da Escola Tuiuti de Gravataí.

Fonte: Seduc RS