Projeto Rio Limpo envolveu mais de 200 estudantes de escolas municipais de Alvorada | Foto: Divulgação Prefeitura de Alvorada
Projeto Rio Limpo envolveu mais de 200 estudantes de escolas municipais de Alvorada | Foto: Divulgação Prefeitura de Alvorada

Estudantes das escolas municipais Alfredo José Justo e João Carlos Vilagran Cabrita participaram do lançamento do projeto “Rio Limpo” nesta quinta-feira (7). A ação visa à conscientização ambiental em Alvorada. Cerca de 240 alunos e 50 professores estiveram presentes no evento.

As escolas participam de atividades como apresentação de musicais infantis, seminários interativos e esquetes teatrais, que mostram a importância do correto descarte dos resíduos sólidos e do esgotamento sanitário. A partir do segundo semestre, o projeto contará com um barco catamarã que possibilitará visitas educativas ao rio Gravataí.

O projeto é realizado pela Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí (APN-VG), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. O “Rio Limpo” tem atuado junto com professores da rede pública municipal desde 27 de abril, com seminários de capacitação em educação ambiental.

Sobre o projeto Rio Limpo:
O Projeto Rio Limpo busca construir um ambiente de diálogo entre a população residente no sistema hídrico do Rio Gravataí, as companhias de saneamento e o Comitê de Bacia, visando à redução dos índices de poluição no rio e nos arroios. Busca disseminar práticas de uso racional dos recursos e desta forma o projeto é considerado um instrumento de educação socioambiental que desenvolve suas linhas de ações na promoção da sustentabilidade, proporcionando informações para que a sociedade contribua para atingir o equilíbrio ambiental na região através da adequada destinação dos resíduos sólidos e do esgotamento sanitário.

A Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí tem mais de 35 anos de atuação no Rio Grande do Sul, tratando-se da entidade executora do Projeto Rio Limpo, que encontra-se em execução desde março de 2014. No decorrer de 2015 as metas devem alcançar a promoção de ações de educação ambiental na região abrangida pela Bacia Hidrográfica do Gravataí, nos municípios que compõem a mesma: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre e Viamão.

Fonte: O Alvoradense