Estação de Tratamento é atingida e Alvorada fica sem água

Também os municípios de Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia e Viamão estão sem abastecimento da Corsan

O boletim do Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan emitido às 8h30 deste sábado (04) relata que, nesta madrugada, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs) da Região Metropolitana foram atingidas pelas cheias e estão paradas. Foi suspenso o abastecimento de água nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia e Viamão. A única ETA em funcionamento na região, neste momento, é a de Gravataí. Até que o nível das águas baixe, não há previsão de retomada dos serviços.

Equipes da Corsan trabalham em força-tarefa ininterrupta para tomar soluções emergenciais imediatas. Para intensificar os esforços, o Grupo Aegea está trazendo técnicos em eletromecânica de outras unidades do País para auxiliar no reparo dos equipamentos danificados pelas cheias.

Somente Guaíba, Eldorado e 50% de Gravataí seguem com fornecimento de na Região Metropolitana, o que significa que 423 mil imóveis foram afetados com a interrupção do serviço na região.

Reforço

Equipes da Corsan foram reforçadas e atuam em regime emergencial para prestar o suporte necessário até que a situação seja normalizada. A empresa também se colocou à disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da normalidade dos serviços.

Medidas

Sem energia elétrica, as bombas que impulsionam a água das estações de tratamento para residências e empresas não funcionam, causando o desabastecimento. Para garantir o funcionamento desses sistemas, a Corsan adota medidas emergenciais, quando possível, como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e carros-pipa para o atendimento imediato à população. A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site da Companhia.