Estado e Instituto de Cardiologia ajustam ações no Hospital de Alvorada

Em reunião ocorrida nesta sexta-feira, foi confirmada verba para reformas na UTI neonatal e maternidade

Foto: Jonathas Costa / Arquivo / OA

Em reunião realizada nesta sexta-feira (02), entre a secretária Estadual da Saúde (SES)Arita Bergmann e o diretor-presidente do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), Dr. Marne de Freitas Gomes, o Hospital de Alvorada foi pautado.

Além de alinhar as ações em relação aos atendimentos cardíacos, com melhora no fluxo de pacientes regulados, com foco na diminuição do tempo de espera para Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) cardíacas, a secretária explanou sobre as obras do Programa Avançar na Saúde nos hospitais de Alvorada, Cachoeirinha e Porto Alegre.

No município estão sendo investidos cerca de R$ 5,1 milhões em recursos para reformas na UTI neonatal e na maternidade, além de obras de adequações. O Hospital de Alvorada e o Padre Jeremias, em Cachoeirinha são estaduais e gerenciados pelo IC-FUC.

Hospital de Viamão

Outro ponto abordado na reunião foi a importância de manter o Hospital de Viamão aberto, em especial para reforçar a rede de saúde nos meses mais frios do ano. Com os novos investimentos, a SES está ampliando e qualificando a rede de atendimento a síndromes respiratórias agudas grave e o Hospital de Viamão, como porta de entrada para urgências e emergências, foi contemplado com mais R$ 90 mil no Programa Inverno Gaúcho com Saúde.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde