Estado entra em alerta máximo contra a dengue

O mosquito também é transmissor da zika e chikungunya

132
Foto: Fiocruz Imagens / OA

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (20) que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue, pois chegamos a mais de nove mil casos confirmados este ano e cinco mortes pela doença.

A partir dessa informação são intensificados os reforços na mobilização de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O foco são os 177 municípios, incluindo Alvorada, que preocupa devido à proximidade com Porto Alegre, onde o nível de alerta é maior pelo número de casos e óbitos registrados.

SMS

Em Alvorada a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já notificou 133 casos e 19 foram confirmados até o momento. Do total, nove deram negativo e 105 aguardam o resultado.

Nas últimas semanas a SMS tem intensificado os esforços contra a proliferação do mosquito com ações das equipes de endemias realizadas diariamente, verificando os pátios das casas e orientando a comunidade sobre as medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

Também a Secretaria Municipal de Servicos Urbanos é importante, garantido a limpeza de focos de lixo. Em caso de suspeita de Dengue, deve-se procurar o Centro Municipal de Saúde, rua Wenceslau Fontoura, 232, aonde será realizado o teste e o encaminhamento necessário ou entre em contato pelo telefone (51) 3411.8031.