Estado recebe mais de meio milhão de vacinas contra Covid-19

Novos lotes, divididos em três remessas, começam a chegar no sábado

234
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Arquivo / OA

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul receberá 526.490 vacinas contra a Covid-19, em três remessas diferentes.

Na madrugada de sábado (03) chegam 136.890 doses da Pfizer. À tarde desembarcam 186.750 doses da AstraZeneca. E, ainda sem data confirmada, se somam ao estoque 202.850 doses da Janssen.

Informações sobre destinação, rateio das doses por município e data de distribuição ainda não foram definidas pela Secretaria da Saúde (SES).

2ª dose

A secretária adjunta Ana Costa reafirma a importância de todos buscarem a 2ª dose do imunizante contra a Covid-19: “As vacinas estão disponíveis nos municípios, e eles estão prontos para vacinar. As doses estão sendo distribuídas com agilidade assim que chegam ao Estado. As pessoas precisam se conscientizar que o esquema vacinal não está completo sem a segunda dose, que a imunização completa só se dá com a segunda aplicação. Exceção à vacina da Janssen, que é dose única, todas as outras requerem a dose de reforço”, explicou.

O Estado alcançou a marca de 53,7% de toda a população acima de 18 anos que já recebeu, pelo menos, a 1ª dose, e 21,5% está com o esquema vacinal completo, sendo um dos estados brasileiros que mais aplicou a vacina contra a Covid-19.

O total de doses aplicadas até agora, entre dose 1 e 2 ou dose única, é de 6.675.151 desde o início da campanha.