O longa brasileiro "Alemão" estrelado por Cauã Reymond será um dos primeiros a ter a estreia numa quinta-feira | Foto: Divulgação / OA
O longa brasileiro “Alemão” estrelado por Cauã Reymond será um dos primeiros a ter a estreia numa quinta-feira | Foto: Divulgação / OA

A partir de 13 de março o dia padrão para as estreias de filmes no Brasil mudam de sexta para quinta-feira. A iniciativa foi divulgada nesta sexta (21) pela pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec).

A alteração tem como objetivo aumentar o público às quintas, considerado fraco, e ter um dia a mais para aproveitar o boca a boca.

A decisão foi tomada após uma negociação entre exibidores e distreobuidoroes, que durou meses e “quebra uma tradição de mais de 20 anos de lançamentos na sexta”, diz um trecho do comunicado.

Filmes como “Refém da paixão”, com Kate Winslet; o brasileiro “Alemão”, estrelado por Cauã Reymond; e “Need for speed”, da Disney, vão ser os primeiros a terem seus lançamentos oficiais na quinta.

Com a medida o Brasil se iguala a países como Alemanha, Rússia, Austrália, Argentina, Peru, Bolívia e Chile  que já usam a quinta-feira como dia de estreias nos cinemas.

Ainda conforme a nota divulgada pela Feneec o que justifica a mudança é a concorrência com outras formas de diversão. A quinta-feira já é um dia consagrado pelos brasileiros para o entretenimento fora de casa e o cinema estava perdendo parte desse público ávido por diversão.

Fonte: O Alvoradense