Estudantes alvoradenses são premiados

Colégio Estadual Érico Veríssimo participou do 2º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas

Foto: Guilherme Lund / Divulgação / OA

Na terça-feira (03) aconteceu a premiação do 2º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) junto com outras entidades.

Entre os premiados e reconhecidos pelo trabalho, estudantes do Colégio Estadual Érico Veríssimo. São eles Davy Lucas Cardoso Pereira (11º), professora/orientadora Alessandra Nunes Severino e Yasmin Ribeiro (15º), professora/orientadora Thaís Barcellos, na Categoria (1) – Desenho – 1º e 2º ano do Ensino Fundamental; Murillo Januário Ferreira (1º) e Mikaela Braz (14º), ambos com o professor/orientador Antônio Marcos Oliveira, na Categoria (2) – Desenho – 3º a 5º ano do Ensino Fundamental e Guilherme Mota Ribeiro (3º) professora/orientadora Roberta Santos, na Categoria (3) – Produção escrita – 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Concurso

Dirigido a estudantes e professores do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, o concurso estimula a produção de desenhos artísticos ou textos. Os temas foram trabalho seguro, combate ao trabalho infantil, estímulo à aprendizagem e combate ao trabalho escravo e a todas as formas de discriminação.

Em 2024, participaram do prêmio 10 escolas selecionadas pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul que participam do Programa RS Seguro, nas cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Cruz Alta, Farroupilha, Ijuí, Passo Fundo e Tramandaí.

Ao todo, 536 trabalhos foram recebidos para julgamento pelas Comissões Julgadoras, compostas por magistrados e servidores do TRT-RS, que atuaram de forma voluntária.

Os primeiros colocados das diversas categorias foram premiados com bicicletas, smartphones, kits com material escolar, medalhas de participação e certificado. Os professores responsáveis pela orientação dos alunos premiados também receberam smartwatch e certificado.

O rapper, escritor e empreendedor social Rafa Rafuagi, foi o mestre de cerimônia que passou a palavra à vice-corregedora do TRT-RS, desembargadora Maria Madalena Telesca e ao coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa.

Ainda representaram o TRT-RS na premiação, a gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Rejane Souza Pedra, a juíza auxiliar da Vice-Presidência Luciana Caringi Xavier e a vice coordenadora da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente, juíza Maria Teresa Vieira da Silva. Presentes, ainda representantes da Secretaria Estadual da Educação e da Receita Federal. O evento contou com a palestra da escritora, professora e doutora Dalva Maria Soares.

Fonte: Secom/TRT-RS