Hoje manhã 14 meninas da escola Rui Barbosa receberam a primeira dose da vacina | Foto: CCS / Divulgação / OA
Hoje manhã 14 meninas da escola Rui Barbosa receberam a primeira dose da vacina | Foto: CCS / Divulgação / OA

A Secretaria municipal de Saúde, juntamente da Secretaria de Educação, realizou na manhã de quarta-feira (12) a primeira ação de vacinação para prevenção do HPV em estudantes, na Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Rui Barbosa, bairro Piratini, em Alvorada.

Meninas de 11 a 13 anos da rede de ensino da cidade serão vacinadas nas escolas municipais, estaduais e particulares. A ação faz parte do Programa Nacional de Imunizações do Governo Federal.

Na ocasião, foram vacinadas 14 meninas e a expectativa é que sejam imunizadas mais de 4.500 garotas em Alvorada. Na sexta-feira (14) serão imunizadas jovens da escola Guilhermina do Amaral.

A presidenta Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, participaram na segunda-feira (10), em São Paulo, da cerimônia de lançamento da vacinação nacional contra o HPV.

A presidenta destacou o slogan da campanha “Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção”, e reafirmou que é obrigação do Estado garantir proteção a todas. “Vocês vão ter papel protagonista nesse País, porque nós, mulheres, temos mudado progressivamente nossa situação ,”disse

O ministro Arhtur Chioro destacou a importância da inclusão da vacina no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. “Só nas aldeias indígenas começaremos já com as meninas de 9 anos. Em 2015, vamos vacinar as meninas de 9, 10 e 11 anos. Quem se vacinar neste ano precisa tomar a segunda dose daqui a seis meses e o reforço daqui a 5 anos”, disse.

A vacina, que na rede particular custa R$ 500 reais, e que deve ser tomada em três doses, acarretaria um custo muito alto para a família brasileira no valor de R$ 1500. “A vacina HPV é segura e tem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, e faz parte da política de atenção integral à saúde da mulher”, afirmou o ministro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas nessa faixa-etária.

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Fonte: O Alvoradense