Os estudos e os anteprojetos de engenharia para proteção contra cheias no Rio Gravataí e seus afluentes em Alvorada e Porto Alegre foram incluídos na carteira de projetos estruturantes do Plano de Recuperação do Estado.
O deputado Estadual Professor Bonatto (PSDB) encaminhou, em 10 de julho, à Secretaria da Reconstrução Gaúcha, os estudos de concepção, destacando, por meio de um ofício, a importância de implementar um sistema de contingência na região de Alvorada, onde a população historicamente enfrenta inundações.
“O Plano de Recuperação do Estado visa justamente a concepção e o direcionamento de recursos para sistemas de contenção de cheias. Acompanhei de perto a situação das comunidades de Alvorada, que, em maio, mais uma vez tiveram suas residências alagadas. Precisamos trabalhar para que essa iniciativa se torne realidade”, afirmou Bonatto.
Em setembro, o governador Eduardo Leite (PL) assinou, em Brasília, uma portaria federal que cria o conselho de gestão de projetos, estabelecendo uma administração conjunta entre os governos estadual e federal.
As ações terão planejamento, contratação e execução pelo Estado, com um aporte de R$ 6,5 bilhões por parte da União. Entre as obras previstas, estão os diques de proteção em Eldorado do Sul e no Arroio Feijó, que visam proteger Porto Alegre e Alvorada.