Índice mede o desenvolvimento municipal | Foto: Jonathas Costa / OA

A Faculdade Luterana São Marcos, com o apoio da Acial, realiza hoje o 1º “São Marcos Debate Alvorada” nas dependências do Ginásio de Esportes da instituição, com a discussão a respeito do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Como painelistas estarão o prefeito Professor Serginho, o professor da UCS, ex-secretário de turismo de Caxias do Sul e atual assessor do governador eleito José Ivo Sartori, José Reovaldo Oltramari, o presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado, Adalmir Marquetti, a Economista da Agenda 2020, Manuela Lopes, e o Presidente da Acial, Maurício Cardoso. O objetivo do debate é propor soluções que possam melhorar o IDHM.

Índices de Alvorada
A cidade ocupa o 314º lugar no ranking gaúcho de Desenvolvimento Humano, de acordo com o último estudo apresentado em 2010 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na primeira pesquisa realizada em 1991, a cidade ocupava a 235º em um ranking que contemplava os 496 municípios. Para calcular o IDHM é considerado os índices da educação, saúde e renda da cada cidade.

Outro indicador importante é o Produto Interno Bruto per capita (PIB), o qual contempla apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Em estudo recente, divulgado em 2011 pela Fundação Econômica e Estatística (FEE), Alvorada estava na penúltima colocação no Estado com um PIB per capita de R$ 7.853,00.

“Nossa intenção é debater o motivo de uma cidade ter a 11ª população do Estado, segundo dados do IBGE, e esse PIB per capta”, explica o professor da faculdade e um dos palestrantes do evento, Sílvio Roberto Souza de Souza. Ele lembra ainda a localização privilegiada da cidade. “Estamos ao lado de Porto Alegre, que possui o melhor IDH do Estado, estamos ao lado de uma BR e de uma RS. Com esse posicionamento geográfico privilegiado, por quê não temos melhores resultados?”, questiona.

De acordo com o professor, unir esforços na busca de soluções para essa realidade é o grande desafio do encontro. “Vamos apresentar todos esses dados ao prefeito, que será o último palestrante, para saber quais soluções ele vai apontar”.

idhm-alvorada-rs

Evento marca aniversário de 30 anos
O 1º São Marcos Debate Alvorada faz parte das comemorações do 30º aniversário da Instituição, que tem realizado eventos para marcar a sua trajetória na cidade no desenvolvimento de ações educacionais. O debate, que é aberto ao público e tem entrada franca, começa às 20h e será mediado pelo Professor Donato Pfluck.

Fonte: O Alvoradense