Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual. Assim é a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que está na Praça Leonel de Moura Brizola, em frente à Prefeitura até sábado (27).
Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), o atendimento é exclusivo para escolas agendadas; já na sexta (27) e no sábado (28), a exposição será aberta ao público no horário das 14h às 18h. Nestes dias (27 e 28) haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, sempre as 8h30, com entrada gratuita.
A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem patrocínio da Ambiental Metrosul, com apoio local da Secretaria Municipal de Educação.
Projeto
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.
O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo e passará, até o segundo semestre de 2024, por outros municípios gaúchos e também por Santa Catarina, Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas.
Cinema
Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. “Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.