Faculdade Moinhos de Vento assina contrato para ações de integração

Contrato foi firmado com a Secretaria Municipal da Saúde e prevê apoio da instituição

Os municípios da 10ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul, que abrange Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão, assinaram contrato com a Faculdade Moinhos de Vento na terça-feira (11), no auditório do Hospital Moinhos de Vento.

O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) prevê o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi instituído por meio de portaria do Ministério da Saúde de 2007. Na prática, o Coapes facilita os processos de negociação e tomada de decisão que envolvam ações de integração ensino-serviço-comunidade.

Eduardo Bier, presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento (HMV) informou que a instituição investe cerca de R$ 80 milhões dos seus impostos através da filantropia em projetos de impacto na saúde pública, sendo que a área de educação possui um propósito semelhante.

A Faculdade Moinhos de Vento, criada em 2018, teve um investimento, em 2021, de cerca de R$ 15 milhões em uma nova sede e, em 2023, completa 20 anos de residência médica. Quanto à graduação em Enfermagem, recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC) e a permissão para fazer cursos de ensino a distância. O próximo passo será a introdução do curso de Medicina.

Além de representantes dos municípios e de integrantes da direção do hospital e do corpo docente da faculdade, o evento contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza. Representando Alvorada, o assessor jurídico da Secretaria Municipal da Saúde, Sandro Sandin.