Passageiros de Alvorada devem ser beneficiados com a medida | Foto: Thalles Campos / Divulgação / PMPA / OA

A operação da faixa exclusiva de ônibus da avenida Brasil, na zona Norte de Porto Alegre, começou na manhã desta segunda-feira (4). O espaço, que tem o objetivo de priorizar o transporte coletivo, interligará duas grandes avenidas que possuem corredores de ônibus, Farrapos e Benjamin Constant.

A faixa exclusiva fica localizada no lado esquerdo da via, a partir da avenida Pernambuco. Com 750 metros de extensão, ela tem cor azul e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. É proibido aos condutores parar ou estacionar no trecho. O acesso às garagens dos prédios e comércio, contudo, segue permitido. As outras duas faixas de trânsito da avenida Brasil são de tráfego misto.

O projeto, elaborado pelas equipes de planejamento de transporte da EPTC, tem a expectativa de reduzir os tempos de viagem em até 12 minutos no horário de pico da tarde. Outro objetivo é diminuir o conflito dos veículos particulares com as linhas de ônibus, possibilitando uma maior velocidade ao transporte coletivo.

Dez linhas de ônibus circularão fora da faixa exclusiva para atender os moradores e passageiros que embarcam ou desembarcam na região. Na av. Brasil, trafegam 40 linhas urbanas que transportam 180 mil passageiros em média por dia. Diversas linhas metropolitanas também circulam no local, grande parte delas com destino a Alvorada.

Fonte: O Alvoradense