Falsos garis e aviso prévio atrapalham recolhimento de lixo

Moradores denunciam que lixeiros cobram extra para realizar o serviço

O recolhimento de lixo na cidade, que na grande maioria dos bairros acontece três vezes por semana, tem sofrido com a ausência do serviço em alguns pontos.

São várias as reclamações de dias em que o caminhão não passa por algumas ruas, ou ainda a cobrança, por parte de garis, de “ajuda de custo” para um melhor atendimento.

Uma moradora do bairro Americana denuncia que os lixeiros a ameaçaram e pararam de recolher seu lixo por ela recusar a lhes dar dinheiro. “O caminhão passa na minha rua, recolhe os sacos dos vizinhos e deixa apenas os meus”, diz a mulher que tem medo de se identificar.

Prefeitura
Em nota enviada ao jornal O Alvoradense, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirma que não recebeu nenhuma denúncia relacionada a cobrança de taxas pelo recolhimento de lixo por parte dos garis. “A prática descrita pela moradora não está de acordo com as condições de contrato de prestação de serviço e a Prefeitura orienta que não seja feito nenhum repasse dessa natureza”, considera.

Por fim, aconselha que as denúncias devam ser feitas através do telefone (51) 3044-8684, da Secretaria.

MecaniCapina
Já a empresa lamenta o ocorrido e confirma que tem recebido diversas reclamações. “A primeira coisa a fazer é comprovar se quem está pedindo, realmente pertence à MecaniCapina”, chama a atenção Nelson Ralph, responsável em Alvorada. Ele salienta que muitos funcionários ficam com uma camiseta ou casaco quando deixam a empresa e depois usam como estratégia para pedir dinheiro, principalmente em períodos como Natal e Páscoa.

Ralph admite que está tendo dificuldades com alguns trabalhadores, pois a maioria está cumprindo aviso prévio devido ao final do contrato da empresa prestadora desse serviço, que se encerra em maio, conforme nota da Prefeitura.

Fonte: O Alvoradense