Hoje é o último dia para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o prazo será encerrado às 23h59min. A prova ocorre em novembro e será aplicada em 1.612 municípios brasileiros.  Na noite da quinta-feira, 14, foram registradas 5.004.642 inscrições. Segundo o Ministério da Educação No Rio grande do Sul foram 295.062 pessoas inscritas até às 20 horas desta quinta-feira. No último ano, foram 5,4 milhões de inscritos em todo o país.

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também possibilita o uso de alguns benefícios como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa Ciência Sem Fronteiras. Maiores de 18 que não tenham terminado os estudos podem, com o resultado do exame, solicitar a certificação do Ensino Médio.

Entre as inovações deste ano, está a correção da redação: o texto será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por uma terceira pessoa.

O Inep disponibilizou um telefone 24h para eventuais dúvidas: 0800-616161

Fique atento! 

– Os candidatos têm até às 23h59 desta sexta-feira (15) para fazer a inscrição pela internet, no site www.enem.inep.gov.br

– As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, com duração de quatro horas e meia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer a redação e as provas de matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias.

– A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Fonte: O Alvoradense