O curta-metragem “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril”, produzido pelos alunos participantes do Clube das 5, conquistou sua terceira seleção em festivais internacionais.
Além de ser selecionado para o Festival del Cinema di Céfalu (Itália) e para o Student World Impact Film Festival (EUA), desta vez chegou ao Fenacies – Festival de Cine Estudiantil, de Montevideo, no Uruguay, levando trabalho dos jovens cineastas alvoradenses a cruzar fronteiras.
O Fenacies é um dos principais festivais estudantis da América Latina e, em sua 13ª edição, contou com quase 400 inscrições envolvendo de mais de 20 países. Os filmes selecionados serão exibidos no Auditorio Nelly Goitiño, no teatro do Servicio Oficial de Difusión, Representaciones y Espectáculos (SODRE), entre os dias 4 e 9 de setembro. No dia 10 de setembro ocorre a cerimônia de premiação.
Clube das 5
O Clube das 5 é um projeto da Secretaria Municipal da Educação (SMED) realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalina de Freitas Lima, sob a coordenação do professor André Bozzeti, assessor pedagógico da Smed.
O Clube das 5 já teve curtas selecionados anteriormente, em festivais na Nigéria, Grécia, Reino Unido e Uruguay, onde participaram presencialmente em algumas edições, com a presença dos alunos responsáveis pelos curtas selecionados.
Em 2019 o Clube das 5 participou do seminário “Encontros de Cinema” em Viana do Castelo, Portugal, apresentando o projeto do Festival de Cinema Escolar de Alvorada pelo professor Adaílton Moreira, coordenador do projeto Primeira Tela da EMEF Leonel Brizola.
Quanto à importância da seleção em festivais, o coordenador André lembra que “filmes são feitos para serem vistos” e que qualquer seleção para festivais é sempre comemorada pois proporciona que mais pessoas assistirão as produções dos alunos alvoradenses.
“É um orgulho enorme pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos alunos nas escolas do município, visto que são festivais que recebem anualmente milhares de filmes do mundo inteiro. E este reconhecimento comprova a importância não só desse, mas de todos os projetos extra-curriculares oferecidos pela Smed, que possibilitam o descobrimento de jovens talentos e oportunizam aos nossos alunos vivências diferenciadas que dificilmente ocorreriam fora da escola”.
Dois Idiotas Sentados…
O curta alvoradense é uma adaptação do livro homônimo da escritora Ruth Rocha, e apresenta dois vizinhos: o Teimosinho e o Mandão. O que pode acontecer quando esses “dois idiotas, sentados cada qual no seu barril” de pólvora, com uma vela acesa na mão, se encontram para provar sua valentia?
O filme mostra como muitos conflitos poderiam ser evitados se o orgulho e o egoísmo não estivessem presentes na vida das pessoas.