Atletas, paratletas e técnicos de todo o Estado receberam, na quarta-feira (11) os seus cartões do Bolsa-Atleta RS. O evento também marcou a entrega dos primeiros kits esportivos da segunda edição do Programa Segue o Jogo.
Representando Alvorada, Antônio Junior, 17 anos, que faz parte da equipe de vôlei sentado que treina nas manhãs de sábado no Campus Alvorada do Instituto Federal RS. Ele estava acompanhado de Tais da Costa Silva, 15 anos, de Paverama, e de Willian Gabriel Souza, 15 anos, de Viamão (foto). Os três atletas compõem a equipe Super Lego, que tem como equipe técnica Sandro Silva Viegas, Iuri Rodrigues e Pedro Gonhi.
O evento, realizado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), contou com a presença do governador Eduardo Leite e do titular da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL), Danrlei de Deus.
O Bolsa-Atleta RS é uma iniciativa inédita em nível estadual, com investimento, em 2024, de mais de R$ 4,5 milhões, por meio de recursos oriundos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie). O pagamento é retroativo a março deste ano, em parcela única e, nos próximos meses até dezembro, o pagamento será mensal. O programa concede auxílio financeiro a atletas e técnicos que representam o Rio Grande do Sul nas mais diferentes competições esportivas. A ação contempla três categorias: Esporte Educacional (atletas e técnicos); Esporte Olímpico e Paralímpico; e Esporte de Rendimento.
O número de beneficiados inclui 142 atletas e 48 técnicos na categoria Educacional, 10 atletas na categoria Olímpico/Paralímpico e 228 atletas e paratletas na categoria Rendimento, somando 428 beneficiados.
Segue o Jogo
Também foram entregues os primeiros kits esportivos da segunda edição do Programa Segue o Jogo, realizado em parceria com a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa-RS). O objetivo da iniciativa é mapear e renovar materiais e equipamentos de projetos esportivos voluntários de base comunitária sediados e atuantes no Rio Grande do Sul.
Nesta segunda fase, foram contemplados 1.889 projetos, divididos nas categorias Agente Esportivo e Coletivos, envolvendo 135 municípios. O programa prevê o investimento total de R$ 7,1 milhões. Desta vez, houve 3.748 inscrições, superando todas as marcas da primeira edição em relação a inscritos, contemplados e valor total investido.
Fonte: Governo do Estado