Giovana Thiago e Marcelo Machado foram confirmados na disputa pela Prefeitura de Alvorada | Foto: PT / Divulgação / OA

No último dia previsto para a realização das convenções partidárias em todo o país, PT e PCdoB realizaram as suas e definiram pela coligação apresentando Giovana Thiago (PT) e Marcelo Machado (PCdoB) como candidatos a prefeita e vice, na tentativa de manter a Frente Popular na Prefeitura de Alvorada. Ainda compõem a coligação PRB e Pros.

No evento, realizado na Câmara de Vereadores, além de vereadores da coligação e do prefeito Professor Serginho, a ex-prefeita e deputada estadual Stela Farias, o deputado federal Henrique Fontana e o ex-deputado estadual Raul Pont, candidato a prefeito de Porto Alegre. No total, a coligação apresenta 51 candidatos a vereador.

O plenário da Câmara estava movimentado, e cerca de 200 militantes dos quatro partidos passaram por ali durante a noite. O evento foi marcado por palavras de ordem em apoio aos candidatos e lideranças presentes, sem esquecer do ex-presidente Lula e o “Fora Temer”, e por discursos inflamados, quase todos citando o afastamento da presidente Dilma Rousseff. “Pense Novo” era a mensagem vista em adesivos colados no peito de muitos.

Serginho falou das dificuldades em administrar uma cidade sem recursos que “não chegaram dos governos estadual e federal”, mas defendeu que houve mudanças. “Tivemos uma administração difícil e, ainda assim, conseguimos trazer conquistas à cidade”, ponderou.

O vereador Miro Eletricista (PRB), afirmou que a coligação busca o melhor para Alvorada e que “o caminho para isso é Giovana Thiago. Se queremos um Brasil melhor, temos que começar por aqui”. Lembrou que a caminhada até chegar à coligação foi longa e que o objetivo é trabalhar com um grupo unido pela cidade.

Henrique Fontana, que há anos visita a cidade em companhia de Stela Farias, cumprimentou a ex-prefeita e Giovana, “duas mulheres fortes e de história em Alvorada”. Falou que Stela mostrou ser possível uma professora chegar a melhor prefeita da cidade e que vislumbra o mesmo destino a Giovana, também professora.

Raul Pont cumprimentou a candidata e falou da importância dela ter ao seu lado a “companheira Stela”. Ressaltou, ainda que Alvorada repete a majoritária de Porto Alegre, onde ele tem sua vide do PCdoB. “Vejo aqui uma casa cheia e isso prova que o PT não terminou, ao contrário do que noticiam. Temos muita força com essa militância.”

Já Stela Farias disse que há muitas semelhanças entre ela e a candidata petista. “Há 20 anos eu era jovem e não tinha expectativas, mas enfrentei o desafio com coragem. Contudo, a campanha era de seis meses, muito tempo para buscar apoio, e agora temos apenas 45 dias de trabalho intenso”, comparou. Relembrando etapas de sua vida e de Giovana, Stela afirmou que a candidata está preparada para sucedê-la na Prefeitura de Alvorada.

O candidato a vice Marcelo Machado chegou à Câmara por volta das 21h, após a definição da convenção do PCdoB e foi recebido com entusiasmo. “Ele foi nosso companheiro por muitos anos e agora é nosso camarada”, comemorou Stela, lembrando que Marcelo esteve no PT por muitos anos, inclusive sendo secretário em sua administração. O próprio candidato afirmou se sentir bem ao estar entre amigos, junto aos partidos que compõem a Frente Popular. “Saí do PT, mas não deixei inimigos. Precisamos nos unir até a vitória”, disse Marcelo.

“Precisamos falar de gente, de uma política voltada para as pessoas”. Assim iniciou o pronunciamento da candidata petista Giovana Thiago, que se mostrou emocionada em diversos momentos. Na linha de valorizar as pessoas, os alvoradenses, citou a família, os amigos e os companheiros de caminhada política e afirmou que sentimentos como inquietação, paixão, honra e fraternidade estarão presentes em seu governo.

Com o vereador Miro ela diz ter assumido o compromisso de cuidar da cidade, e com Maria Iveta Medeiros, presidente do Pros, afirmou ter buscado a coragem e o empenho para a caminhada que inicia agora rumo à vitória.

Mas ela admite que sua grande inspiração foi Stela Farias, com que divide a vida política há muitos anos, a assessorando não só na Assembleia Legislativa como também como sua secretária adjunta na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado no Governo Tarso Genro. As duas pretendem seguir a campanha unidas, na expectativa de “devolver à cidade a alegria e felicidade”, disse Stela Farias.

Fonte: O Alvoradense